O pastoreio é realmente uma função repleta de atividades. Além dos cultos e programações da igreja, você precisa ter tempo para visitar, estudar, ter reuniões, treinar pessoas, cuidar da família e em muitos dos casos conciliar com seu trabalho fora da igreja.

Ter tempo livre não é algo que os pastores costumam ter. Por isso hoje vamos falar sobre 3 fatos que mostram que você precisa de uma agenda de pastoreio.

O primeiro deles com certeza é: você se sente sobrecarregado

Com tantas atividades é normal se sentir assim. Mas não é o ideal, e com certeza não é o que Deus deseja para sua vida. Então se você tem se sentido sobrecarregado, cansado e muitas vezes não valorizado, está no momento de organizar as coisas.

Organizar uma agenda de pastoreio é cuidar dos membros da sua igreja, ao mesmo tempo que cuida da sua saúde! Cuidar da saúde é sabedoria. Coma bem, descanse, pratique exercícios e vá ao médico regularmente.

Diminua e organize o seu ritmo para poder ir mais longe. Lembre-se que há tempo para todo propósito debaixo do céu. Defina semanalmente quais serão suas atividades e programações, e concentre-se no que é indispensável. Anote os compromissos pastorais que você tem que cumprir semanalmente. Conheça seus limites e então acrescente atividades de atendimento e visita.

O segundo fato é: muitas pessoas estão deixando a igreja

Esse costuma ser um dos sintomas mais facilmente notados. Pois você passa a notar o desânimo nos membros da igreja. Isso se dá ao fato de que as pessoas não tem se sentido cuidadas e acompanhadas. Não apenas por você pastor, mas também pelos líderes.

Ao elaborar uma agenda de pastoreio é importante, dedicar um tempo para as visitas e conversas com os membros da igreja. Lembre-se de respeitar a sua programação e caminhar no seu ritmo.

Quanto mais próximo você estiver das pessoas, mais fácil será elas perceberem que a sua organização, tem como finalidade o cuidado de todos. E assim valorizarão o tempo precioso que tem juntos. Mas lembre-se que existem outros fatores que podem influenciar esse fato. Não o coloque como fardo em sua vida, apenas entenda que criar uma rotina o ajudará a se aproximar das pessoas.

O terceiro fato é: sua família tem sido deixada de lado

Como já conversamos, um dos grandes desafios do pastor é conciliar suas atividades de trabalho com a família. Esse tem sido um tema muito comentado ao longo dos anos.

Se você tem notado que tem pouco tempo para sua família, com certeza está no momento de organizar uma agenda de pastoreio. O ministério pastoral começa dentro de casa. Dedique tempo a sua família, sem deixar seu chamado e ministério de lado.

Lidar com o tempo e com pessoas exige do pastor um cuidado muito especial e orientação de Deus para saber o momento certo de agir. Por isso você precisa avaliar a situação atual e então planejar sua atividades, sempre investindo em entender a vontade de Deus!

Para se organizar você pode usar aplicativos de agendas e calendários para marcar seus compromissos. Separe o tempo em que estará livre para fazer visitas ou encontros. Lá as pessoas poderão visualizar seus horários disponíveis e agendar suas visitas sozinhas.

Isso pode lhe economizar um tempo precioso que você precisaria para responder muitos e-mails ou mensagens tentando organizar datas para encontros. Ao invés disso, o encontro será automaticamente marcado e aparecerá em seu calendário.

Mas ainda assim você pode utilizar a agenda de papel. O mais importante é que você comece agora mesmo a organização de suas atividades semanais. Isso o ajudará a cuidar melhor dos membros da sua igreja, da sua família e da sua saúde. É essencial que o pastor tenha uma vida em equilíbrio. E algo que com certeza pode te ajudar a se organizar é investir em um sistema de gestão.