Chamamos de consolidação o processo de tornar um frequentador membro da igreja. Ou seja, o acompanhamento entre um membro da igreja com uma pessoa que deseja se tornar parte dela. O membro da igreja que acompanha frequentadores que estão neste processo chamamos de integrador e o futuro membro é o consolidado.

Acreditamos que a melhor forma de integrar as pessoas a igreja é a em que uma pessoa cuida e guia o futuro membro da igreja de forma individual. Ajudando-o com conceitos básicos sobre fé e igreja, levando-o a entender seu compromisso com ela.

Neste acompanhamento muitas coisas acontecem. Pessoas se aproximam, criam laços de amizade, ajudam as novas pessoas a sentirem-se parte da igreja. Esse processo ajuda a igreja a cuidar melhor das pessoas oferecendo a elas base para sua fé e ligação com a igreja.

No entanto, mesmo com este cuidado, algumas pessoas desistem no meio do caminho. Isso pode acontecer por vários motivos, neste artigo vamos destacar 3 deles e te ajudar a lidar com cada um deles. Cuidando para que os integradores não sintam-se culpados por essas pessoas que desistem da consolidação e consequentemente de seu compromisso com a igreja.

Vamos lá?

Falta de compromisso

A consolidação não acontece do dia para a noite, ela é um processo que leva tempo. Por isso para que alguém seja realmente consolidado precisa-se de um tempo de acompanhamento e estudo.

Algumas pessoas desistem da consolidação por falta de compromisso. Essas pessoas encontram sempre coisas mais importantes para fazer, e em muitos dos casos não entenderam o valor deste processo. Veem apenas como um processo e não aproveitam a oportunidade de se integrar a igreja.

Uma das formas de ajudar as pessoas que estão descomprometidas é quebrando as barreiras da desconfiança. Mostrando a elas o valor que há neste momento. E principalmente demonstrando interesse verdadeiro por ajudá-las e guiá-las.

Falta de verdadeira conversão

Consolidar é levar uma pessoa ao crescimento e para crescer precisamos ver a onde estamos errando. Você vai notar que algumas pessoas não estão preparadas para lidar com as correções.

A conversão de uma pessoa não se mostra genuína simplesmente por meio de palavras. Conversão tem a ver, antes de mais nada, com mudança interior. Conversão é a escolha radical; é a opção determinada pela causa do Reino de Deus. Essa transformação acontece quando: o arrependimento leva a pessoa a renunciar ao pecado, em busca de uma vida nova.

E a verdade é que algumas pessoas que começaram um processo de consolidação ainda não viveram essa verdadeira conversão. Sejam elas novas na fé ou não, quando confrontadas sentiram vontade de desistir.

Por isso os integradores devem estar preparados para mostrar a essas pessoas qual é o melhor caminho. Além de orar por suas vidas!

Falta de preparo do integrador

Outro motivo comum de desistência nos processos de consolidação é a falta de preparo do integrador. O integrador precisa estar preparado em todos os sentidos para enfrentar “N” situações que possam aparecer. Estar preparado e manter-se sempre com atitude positiva irá estabelecer a confiança entre ele e o consolidado.

A falta de preparo gera um ambiente de incerteza, tensão e um desequilíbrio em todos sentidos. O futuro membro da igreja não conseguirá sentir-se guiado e perderá o foco no caminho. Além disso muitos integradores despreparados podem machucar as pessoas por sua falta de tato e cuidado ao falar.

Para resolver esse problema a igreja deve investir em capacitação e reciclagem. Além de acompanhamento aos integradores e aos processos em questão. Buscando promover a eles crescimento também teórico, mas ainda mais importante de relacionamento com Deus.

Portanto acreditamos que o ideal é ajudar o consolidado a entender seu compromisso com Deus e a igreja. Mas também ajudá-lo a viver a verdadeira conversão. Ensinando sobre todas as questões fundamentais para sua fé. Além de capacitar e reciclar o conhecimento dos integradores que estão acompanhando as pessoas. Para que os mesmos não cometam erros que podem atingir muitas pessoas.