Um dos objetivos da consolidação é ajudar um frequentador a tornar-se sólido em sua igreja, ou seja, um membro comprometido. Esse processo motiva os membros em duas vertentes, e por elas acreditamos que toda igreja deve ter um processo de consolidação bem estruturado.

Estruturar um processo de consolidação é apenas entender qual o melhor caminho para que esse frequentador se integre a igreja da melhor maneira possível. Acreditamos que isso é facilmente feito quando um membro ativo da igreja acompanha-o em algumas semanas de aprendizado.

Esse aprendizado não é apenas teórico, mas sim muito prático. Esse consolidado terá a oportunidade de integrar na igreja através de uma relação sólida de amizade e acolhimento por parte do integrador.

Neste artigo vamos falar sobre os 2 grandes fatores pelos quais a consolidação motiva os membros a servirem.

O primeiro é porque serão bem cuidados. Quando um frequentador passa a ser membro da sua igreja e ele viveu esse processo de consolidação sem dúvidas ele entende o valor disso. Por isso sente-se motivado a fazer o mesmo por outras pessoas.

Dessa forma você começa em sua igreja um ciclo virtuoso, onde membros sentem o desejo de retribuir o que receberam. Além disso como eles receberam os valores da vida cristã e da igreja esse membro com certeza está apto a cuidar de outras pessoas.

E aqui diminuem dois problemas comuns nas igrejas: membros que não conhecem a realidade da igreja e membros que não entendem o valor de servir. Afinal, eles foram ensinados e são frutos do serviço de outro membro.

O segundo motivo é porque eles tem oportunidade. A falta de oportunidades para servir é o que mais desmotiva os membros. Com processos de consolidação bem estruturados você abre oportunidades para o serviço em sua igreja, assim todo membro pode se tornar um integrador.

Os servos de Deus têm dons que servem para edificação do corpo de Cristo. Ou seja, cada um de nós tem algo a oferecer na obra de Deus. Paulo compara a Igreja de Jesus com um corpo onde cada parte, por menor que seja, é importante e deve estar saudável para o bem do corpo.

A Igreja de Cristo é um lugar onde temos a oportunidade de servir a Deus e as pessoas. E apoiar, acompanhar e integrar pessoas é um serviço recompensador. Muitas pessoas na igreja não se dispõem a servir por acreditar que não há espaço para servir.

A ideia e propósito que Jesus tem a respeito de sua igreja, não é um lugar onde as pessoas vão para serem servidas, mas uma comunidade espiritual na qual seus membros servem uns aos outros em amor.

“Vocês me chamam de ‘Mestre’ e de ‘Senhor’ e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz” João 13:13-15

Essas são duas formas pelas quais os membros da sua igreja se sentiram motivados. Primeiro por que serão cuidados e nossa tendencia é retribuir, além disso esses membros terão uma base sólida de compromisso cristão. E terão uma forma a mais de servir a Deus através da igreja, abrindo oportunidades de serviço aos membros, que poderão usar os dons e talentos que Deus os deu.