Aqui no Igreja Eficiente temos a oportunidade de conversar com diversos pastores. Conhecer suas histórias e compartilhar experiências. Uma das dificuldades comuns que vemos é a dificuldade em encontrar pessoas para servir na igreja. Você já viveu um momento assim?

Infelizmente essa tem sido uma realidade comum e uma das grandes perguntas que recebemos é “Como encontrar pessoas para servir?”. Acreditamos que cada função na igreja exige qualificações específicas das pessoas. Mas também sabemos que a característica comum a todas as funções é a disposição.

Gostaria que você refletisse: como tem sido sua comunicação com os membros de sua igreja hoje? Você tem transmitido a eles a mensagem de que devemos servir ao Senhor com alegria? Você tem servido assim?

Não há coisa melhor do que servir ao Senhor, e isso é o que deveríamos estar comunicando a todas as pessoas. A ideia e propósito que Jesus tem a respeito de sua igreja, não é um lugar onde as pessoas vão para serem servidas, mas uma comunidade espiritual na qual seus membros servem uns aos outros em amor.

Neste artigo vamos compartilhar algumas formas de como você pode encontrar consolidadores em sua igreja. Consolidadores são membros da igreja que acompanham pessoas que desejam tornarem-se parte dela. Se você ainda precisa entender melhor quem é o consolidador, leia nosso artigo sobre Consolidador: Quem é e o que ele faz?

Para encontrar consolidadores, ou seja, pessoas dispostas a integrar outras, você deve primeiro procurar ouvir a voz do Espírito Santo. Em Atos 13:2 diz “Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: ‘Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado’.”

Este versículo relata que havia na igreja pessoas que estavam servindo a Deus e enquanto adoravam e jejuavam o Espírito Santo lhes falou para encontrar pessoas e encorajá-las a  servir com alegria. Para isso precisamos ouvir a voz do Espírito Santo.

Outro passo importante para encontrar pessoas para servir é orando. Através da oração somos direcionados para ver e viver o que Deus tem para nossas vidas. Orar é reconhecer a soberania de Deus em nossas vidas e pedir humildemente Sua ajuda.

Para encontrar consolidadores você também deve oferecer capacitação. A ideia e propósito que Jesus tem a respeito de sua igreja, não é um lugar onde as pessoas vão para serem servidas, mas uma comunidade espiritual na qual seus membros servem uns aos outros em amor. Para que isso aconteça é preciso que todas as pessoas conheçam essa verdade. E então decidam vivê-las em suas vidas.

Oferecer oportunidade também é uma excelente forma de encontrar consolidadores. Algumas pessoas na igreja tem o desejo de servir, mas acreditam que não há espaço para elas. Por isso decidem não fazer nada. No entanto se sua igreja oferece espaço para servir e capacita essa pessoas, certamente vocês encontrarão consolidadores maravilhosos.

Acreditamos que ser um consolidador é basicamente entender o propósito de Deus para sua igreja e viver ele. Afinal consolidar significar tornar sólido, ou seja, fortalecer as pessoas para que elas vivam plenamente sua fé em Deus, seu relacionamento com ele e também com a igreja.

Por isso você também deve falar sobre a importância que há nesse trabalho. Algumas pessoas desperdiçam muito tempo tentando encontrar uma grande missão a ser feita, quando na verdade ocorrem mudanças muito grandes através de atitudes pequenas.

Portanto é importante ensinar aos membros de sua igreja que eles são responsáveis por ajudar as pessoas a sentirem-se bem no meio deles. Como também por ensinar e agregar experiências a vida de seus novos irmãos, isso faz parte da missão da igreja.

Então se você deseja encontrar consolidadores em sua igreja, deve primeiro ouvir o direcionamento do Espírito Santo, através da oração deve entregar todas as situações a Deus. Bem como pedir ao Senhor que derrame sabedoria sobre sua vida e a de toda a igreja.

Mas você também precisa oferecer capacitação, suporte e apoio aos membros de sua igreja. Falando a eles sobre a importância que há em consolidar e integrar pessoas. E falando sempre sobre a visão e o propósito de Deus para sua igreja. Agindo assim muitas pessoas serão alcançadas e entenderão o valor que há em acompanhar outros.