Assim como a escola convencional auxilia a criança a aprender conhecimentos básicos sobre as diversas áreas de conhecimento científico com o objetivo que se tornem adultos mais cultos e que possam investir numa carreira profissional.
A escola bíblica também deve ensinar ao cristão os ensinamentos bíblicos desde os mais básicos até os mais avançados, buscando formar cristãos conhecedores que manejam bem a palavra da verdade, e que podem aplicá-los na sua vida e em suas famílias.
E devido a tamanha importância da escola bíblica na formação e no crescimento de cada cristão, como passar essa visão para os membros da igreja? E como incentivá-los a participarem?
Veja algumas dicas de como incentivar a participação dos membros e frequentadores da sua igreja na escola bíblica.
Brindes
Os brindes para incentivar a participação na escola bíblica podem ser simples como um bis ou um bombom, mas também podem ser mais elaborados como uma bíblia de estudo ou ganhar gratuidade no próximo congresso da igreja.
É mais comum nas salas de crianças a professora dar um brinde para os alunos que decoraram o versículo da semana ou fizeram a lição de casa. Isso incentiva não só eles a cumprirem suas tarefas, mas a estarem presentes nas aulas.
E para os adolescentes, jovens, adultos e idosos pode-se utilizar de brindes mais elaborados. E até em alguns momentos abrir a oportunidade para um irmão estudar um tema e ele apresentar na próxima aula. Assim os alunos também são incentivados a estudarem mais a bíblia em casa.
Você também pode oferecer um desconto de 50% no valor do retiro do jovem ou adolescente que tiver a maior frequência na escola bíblica ao longo do ano. Seja criativo e veja o que mais pode fazer diferença na sua igreja.
Torneio de conhecimento bíblico
Organize periodicamente um dia de confraternização da escola bíblica e faça brincadeiras que envolvam o conhecimento bíblico.
Uma brincadeira até comum em muitas igrejas é o famoso “torta na cara”, onde existem perguntas bíblicas que o líder faz e quem responder primeiro, se responder certo, fica livre da torta na cara, se responder errado ele leva a torta na cara. Normalmente a torta é apenas um pouco de chantilly. Esta brincadeira é feita normalmente em momentos de confraternização, retiros, ou seja, fora do período do culto.
Mas você pode elaborar algum jogo ou torneio que a equipe, ou participante que ganhar possa levar um brinde. Isso torna o “estudar a Bíblia” mais divertido e mostra aos participantes o quanto ainda precisam se aprofundar.
Certificados especiais
Um certificado de conclusão de uma turma da escola bíblica pode ser um grande incentivo aos alunos a participarem das aulas. É sempre recomendável ter um requisito mínimo de presença nas aulas para o aluno poder receber o certificado, e as presenças devem ser registradas em todas as aulas pelos professores.
Você também pode colocar como pré-requisito para um aluno poder assistir as aulas de uma turma mais avançada se ele tiver o certificado da turma anterior a essa. Assim os participantes terão um crescimento contínuo sem pular etapas.
Elabore certificados especiais como:
- Para o aluno que teve a maior participação nas aulas ao longo do ano;
- para o aluno que levou mais visitantes;
- para as famílias que mais frequentaram a escola bíblica.
Faça uma cerimônia para a entrega dos certificados, tire fotos com os alunos e eles se sentirão muito honrados pela igreja e valorizados pelo seu esforço e dedicação.
Ações exclusivas para os participantes
É comum nas classes de crianças, as professoras utilizarem um tempo da aula para organizar apresentações de teatro, músicas ou textos bíblicos para as crianças apresentarem em um culto específico. Até mesmo fazendo homenagens às mães, pais, avós e pastores, por exemplo.
E isso serve de incentivo para os pais levarem seus filhos na escola bíblica, assim eles poderão participar das apresentações com as outras crianças.
Excursões relacionadas ao tema estudado
Uma ideia muito boa é ver se em sua cidade ou em uma cidade próxima existem museus, locais históricos que transmitam algum conhecimento relacionado aos ensinamentos bíblicos.
Como um Museu do Judaísmo para levar os alunos que estão estudando sobre a história do povo hebreu e sua cultura da época. Procure trazer de uma forma prática o conhecimento passado nas aulas.
Estipular o melhor dia e horário para sua igreja
Outro fator importante para incentivar a participação na escola bíblica é verificar qual o melhor dia e horário para a participação da sua igreja. Tradicionalmente as aulas são no domingo de manhã, mas pode ser que na sua cidade o melhor dia e horário seja durante a semana e á noite.
Por isso esteja atento a este fator. Faça uma pesquisa com os membros e frequentadores e organize sua igreja para abrir as turmas no melhor dia possível.
Motive a participação da sua igreja. Relembre nos cultos das classes que estão disponíveis e mostre a importância de todos poderem fazer parte.
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
João 8:32
Assista esse conteúdo em vídeo:
Gostou? Deixe seu comentário abaixo: