A comunicação é parte essencial de nossa vida. É um processo que envolve um emissor, um receptor e a transmissão de uma mensagem. No entanto esse relacionamento vai além de uma simples troca de informação e requer a compreensão do que foi transmitido.

Nós vivemos em uma época em que a comunicação deve ser cada vez mais ágil, objetiva, de fácil assimilação e transparente. A Igreja para incluir-se neste novo cenário deve investir em aproximar as pessoas.

Para isso precisa da comunicação interna, onde membros e frequentadores sabem o que acontece na igreja. O que ela tem feito e como tem trabalhado. Tudo isso precisa ser transparente e claro. E a comunicação externa, que visa alcançar novas pessoas. Através da divulgação de eventos e mensagens evangelísticas, por exemplo.

Para manter os frequentadores da sua igreja atentos ao que acontece, você precisa comunicar-se com eles. Por isso seja transparente em sua gestão. Divulgue eventos, cultos, palestras, enfim, todas as atividades que a sua igreja promover. Isso ajuda no engajamento das pessoas.

Você pode enviar uma agenda semanal por telefone, email e até mesmo nas redes sociais. A igreja precisa compreender que seus participantes estão presentes nas mídias sociais. E que a utilização da tecnologia auxilia muito na comunicação. Facilitando as atividades que são realizadas em favor do Reino de Deus.

As redes sociais são excelentes formas de divulgar o que tem acontecido em sua igreja. Além disso possui um baixo custo, que se resume basicamente ao tempo investido. Também através deste meio de comunicação, você pode oferecer conteúdo de qualidade. A internet está cheia de assuntos de má qualidade. Mas sua igreja pode fazer a diferença.

Por isso, para atentar as pessoas ao que tem acontecido em sua igreja, você precisa definir algumas mídias sociais que irá utilizar. Você pode criar uma página no facebook para passar informações úteis para aqueles que frequentam a sua igreja. Criar eventos e compartilhar orações.

Vídeos são um meio de comunicação eficaz, que ajudam na clareza. Você pode divulgá-los no facebook ou até mesmo em um canal do youtube. Também pode criar uma lista de transmissão no whatsapp, com todos os participantes da sua igreja. E enviar a eles semanalmente um resumo das atividades, eventos e ações que a igreja promoverá naquela semana.

Além de utilizar as redes sociais, lembre-se que o melhor meio de comunicação ainda é conversar pessoalmente. Então sempre que possível invista tempo no culto principal para realizar essas divulgações. Também sempre que encontrar participantes da sua igreja faça convites.

Por fim entendemos que a melhor forma para manter frequentadores atentos é comunicar! Escolha a forma que mais se adeque a realidade da sua igreja. Divulgue, converse, fale a respeito. Essa é uma atividade que faz parte da rotina dos líderes.