Quando a igreja é pequena é possível para o pastor ter uma noção do perfil dos membros da igreja. Se são mais famílias com filhos pequenos, mais idosos, ou jovens. Porém, conforme a igreja vai crescendo e recebendo mais visitantes, começa a ficar muito difícil saber precisamente como sua igreja é.

Por isso, é importante que você tenha um cadastro dos membros e frequentadores da sua igreja incluindo suas datas de nascimento e relações de parentesco. Assim, você poderá entender qual é o perfil da sua igreja e até separá-la por faixas etárias com a porcentagem de participantes que compõe cada uma, por exemplo: bebês (0-2 anos), crianças (2-12 anos), adolescentes (13-17 anos), jovens (18-26 anos), jovens adultos (27-35 anos), adultos (36-65 anos), idosos (acima de 65 anos).

A partir do momento que você já sabe quantas pessoas se classificam em cada faixa etária que fazem parte da sua igreja. Você pode elaborar um planejamento de atividades e eventos para o próximo ano da sua igreja.

Crianças

Caso sua igreja tenha muitas crianças, você pode planejar fazer algumas atividades com elas como acampadentro (acampar um dia na igreja), um dia de atividades especiais na igreja próximo ao dia das crianças, organizar homenagens especiais para o dia das mães, dia dos pais e dia dos avós.

Outras atividades contínuas, poderiam ser criar mais classes de estudo na escola bíblica para crianças e até um discipulado. Cuide das crianças da sua igreja ensinando-as o evangelho da salvação.

Adolescentes e jovens

Existem inúmeras atividades que você pode fazer para cuidar de uma forma específica desses grupos de participantes da sua igreja. Crie eventos para falar sobre relacionamentos próximo ao dia dos namorados, traga profissionais de várias áreas (até mesmo os próprios membros da sua igreja) para falar sobre diferentes profissões e carreiras, tenha retiros e congressos, faça um culto especial onde apenas os jovens e adolescentes vão cuidar de tudo (louvor, dízimos e ofertas, pregar a palavra).

E como atividade contínua, ter cultos específicos para atender essas faixas etárias também é uma ótima forma de investir na vida da juventude da sua igreja.

Jovens-adultos e adultos

Invista nas famílias da sua igreja e na formação delas. Ao planejar o calendário, tenha uma ou duas vezes no ano um curso de noivos como preparatório para o casamento, palestras de como criar os filhos segundo os ensinamentos cristãos, como organizar as finanças e como ser um exemplo dentro do seu trabalho. Você também pode organizar eventos como retiros e congressos. Ou até um jantar especial para casais na igreja.

Procure ter estudos ao longo do ano que trate das maiores dificuldades que as famílias cristãs tem enfrentado atualmente.

Idosos

Você pode separar dias de homenagem para essas pessoas tão especiais. Organizar caminhadas e passeios turísticos em locais próximos a sua cidade. Ter um coral da terceira idade também é uma atividade que muitos gostam de fazer e levam visitantes para participar.

Invista na vida dessas pessoas que tem muito a nos ensinar.

Agora que você já viu várias ideias de atividades específicas para cada faixa etária, você pode escolher algumas e acrescentá-las no planejamento da sua igreja. Conheça as pessoas que fazem parte da igreja, e invista na vida deles. Com certeza, muitas pessoas serão alcançadas através dessas atividades.