Ser membro de uma igreja, é uma atitude indispensável na caminhada de todo cristão. Vai muito além de frequentar um templo, é viver em comunhão com a família de Deus. É importante que cada cristão seja comprometido com uma igreja onde possa servir aos outros. Mas também ser guiado e apoiado na busca por conhecer a Deus e viver sua vontade.

Por esse motivo, é indispensável que a igreja esteja preparada para guiar as pessoas que chegam até ela. Esse é um processo que nós chamamos de consolidação. É o caminho o qual deve passar o frequentador de uma igreja até tornar-se membro da mesma.

O dicionário traduz a palavra consolidar da seguinte forma: “Tornar ou ficar sólido, estável, fortalecer. Melhorar a consistência de modo a prevenir desmoronamento.”

Podemos entender que consolidar uma pessoa na igreja é fortalecê-la, torná-la estável. Além disso investir tempo com ela irá prevenir desmoronamentos. Ou seja, uma pessoa que tem uma base sólida bíblica, de cuidado e conhecimento das doutrinas estará melhor preparada para viver o caminho de Cristo para sua vida.

Então a igreja deve investir em manter um processo de consolidação consistente. Que abrange o básico porém essencial sobre a bíblia, além dos princípios básicos e características da igreja local, como sua doutrina e usos e costumes.

Acreditamos que o melhor modelo a ser seguido sempre será Jesus. A metodologia dele foi corporal. Jesus viveu próximo das pessoas e utilizou de situações do cotidiano para ensinar as suas verdades.

Consolidar é preparar pessoas para uma vida cristã seguida da melhor maneira possível. Acreditando que somos humanos e totalmente dependentes de Deus. E que devemos fazer o nosso melhor em todo o caminho da santificação.

Portanto devemos investir em solidificar e fortalecer cada pessoa que chega até nossa igreja, ajudando-a a sentir-se parte dela, apresentando sua cultura, doutrinas, além dos conceitos básicos da vida cristã.

Ao contrário do que muitos pensam, a consolidação não é apenas para novos na fé, mas sim para todas as pessoas que frequentam uma igreja e ainda não são membros. Esse processo visa solidificar as pessoas e ajuda sua igreja a preparar membros comprometidos, motivados e ativos na obra de Deus.

A consolidação  trouxe o entendimento de que é nossa responsabilidade cuidar, preparar e alimentar a terra. Para que ela fique na condição certa para que a semente cresça e frutifique. É a certeza de que os frequentadores estão recebendo atenção e o alimento certo para caminharem em sua vida cristã.

Além de que os frequentadores que passam pelo processo de consolidação da sua igreja para se tornarem membros, comprometem-se em seguir e respeitar a visão da sua igreja. Estando debaixo da sua liderança.

Por isso tenha sempre em mente que qualquer pessoa que chegar em sua igreja, precisa ser acompanhada. Seja ela alguém que acabou de decidir por seguir a Cristo, ou um irmão vindo de outra igreja. É importante que essa pessoa seja integrada, sabendo exatamente quais são os próximos passos a seguir.